Autonomia e independência

3/3/20251 min read

Nem sempre um idoso perde as duas coisas! Um idoso pode não conseguir trocar de roupa sozinho, mas pode escolher a roupa que quer vestir. O inverso também pode acontecer: um idoso pode não conseguir escolher sua roupa, mas pode conseguir vesti-la sozinho

Lembre-se que o idoso pode não conseguir fazer toda a atividade, mas pode conseguir fazer parte dela. Pode ser necessário, então, dividir a atividade em etapas. Por exemplo: a atividade de cozinhar arroz pode ser difícil porque envolve o uso do fogão e utensílios como a faca, mas pode ser que o idoso consiga escolher o arroz e lavá-lo.

Também pode ser difícil fazer uma escolha dentro de uma infinidade de opções, mas você pode facilitar diminuindo as alternativas. Por exemplo, em vez de de abrir o guarda-roupa, mostre duas peças e peça para ele escolher uma.

Permitir pequenas escolhas quando o idoso deseja e está pronto também ajuda a diminuir a sensação de que ele não tem controle sobre o ambiente. Quaisquer decisões, por mais simples que sejam, são importantes, pois permitem ao idoso exercitar o auto-domínio, reduzindo a sensação de perda da autonomia, fato gerador de grande ansiedade.