O Idoso que Necessita de Cuidados

3/3/20251 min read

Para compreender o estado emocional de um idoso adoecido, devemos procurar contextualizá-lo em sua história, pois suas reações emocionais estão diretamente relacionadas com as vivências acumuladas no decorrer da sua vida.

Para entender e ajudar o idoso é necessário ouvi-lo, procurando entender como ele se vê neste momento e como ele é visto pela família e pela equipe multiprofissional que o atende.

A pessoa que envelhece, além de estar mais vulnerável a doenças, necessariamente se deparar com inúmeras situações de perda (filhos distantes, aposentadoria, morte de pessoas queridas, etc). Atitudes intransigentes, irritabilidade, solicitações e queixas podem refletir um desconforto vivenciado pelo idoso frente as suas limitações e perda de autonomia.

Acolher o idoso em suas angústias e ansiedades sem superproteção em infantilização, estimulando-o para o enfrentamento da realidade sem desvalorizar ou perder de vista os aspectos positivos de sua vida e suas potencialidades, facilitará a aceitação de sua condição e a própria ação do cuidador.

Caso contrário, é provável que o cuidador seja envolvido por sentimentos de impotência e sobrecarga emocional, o que pode tornar sua tarefa desgastante e difícil.